HomemadeDrums

Perguntas e respostas

Mesmo vendo os vídeos do Iapoque e verificar com detalhes como ele fez a bateria dele, ainda me restavam muitas duvidas sobre algumas coisas. Todas as minhas dúvidas foram respondidas nesse tópico que criei no Fórum Cifra Club, porém postarei aqui a fim de reunir todas essas informações em um lugar só, em formato de perguntas e respostas. Conforme forem surgindo mais dúvidas (e claro, respostas para as mesmas), eu coloco aqui também.


Para as respostas eu peguei informações do tópico que eu criei no FCC e do excelente blog do mano Amok, o Batuques e Batidas, nesse tópico aqui. Aliás, eu recomendo que leiam este post para ficar mais claro o funcionamento de uma bateria eletrônica, o texto é muito legal.


1- Fiquei sabendo que o que vão nos livros daquele doido lá são os tais dos piezos/triggers. O que é isso?
R: Basicamente os triggers/piezos são transdutores cerâmicos, fáceis de encontrar em lojas de componentes eletrônicos. Eles emitem sinais analógicos, que são transformados e interpretados pelo módulo e são dinâmicos, ou seja, ao tocar forte emite um sinal forte, e vice-versa.

2- Legal, e como instalo esse trigger/piezo?
R: Utilizando fios telefônicos (são uma boa para isso), as soldas no piezo geralmente são realizadas no piezo em um plug P10 fêmea. Após isso, é só colar com uma fita o piezo no pad (livro no caso do Juan) e, com um cabo P10-P10 é só espetar uma ponta no piezo e outra ponta no módulo. Eles são frágeis, por isso é necessário proteger ele com algo, EVA é uma boa solução.

3- Pois é, o módulo... como funciona esse trem?
R: Para o projeto caminhar é preciso construir/comprar um módulo, que eu diria ser a parte principal do projeto (e a mais cara). Ele é o responsável por receber os sinais analógicos emitidos pelos triggers, interpretar a intensidade (fraco, médio, forte) e transformar esse sinal em um sinal digital que entra no PC através da porta MIDI (o sinal enviado é uma nota musical MIDI), ou através de um adaptador MIDI/USB. Um módulo ideal para o que nós queremos seria um módulo trigger-to-midi.

4- Muito bem, mas, módulo trigger-to-midi? Mas hein?
R: O que eu quis dizer é que para nosso projeto, o que precisamos é de um módulo que seja unicamente trigger-to-midi. A princípio, todo o módulo de bateria eletrônica que possuir saída midi é trigger-to-midi, possibilitando a conexão ao PC e consequentemente a utilização de VST's. Porém na maioria das vezes os módulos de baterias eletrônicas possuem kits neles, ou seja, conjuntos de sons dos mais diversos estilos (rock, reggae, eletrônica, percussão), e isso encarece bastante o módulo. Porém nada impede de você comprar um módulo com kits, aí vai depender de seu orçamento. Não encontrei muitos módulos trigger-to-midi sem kits. Os que eu achei foram os módulos DM2 e GM6 da Staff Drum e o módulo e-drum, na qual é necessário bastante conhecimento em eletrônica para montar, ou pedir para alguém montar para você (foi o que eu fiz). Tem um módulo da Alesis também, mas me lembro que o preço era salgado.

5- Ok, estou entendendo, mas surgiu esse papo de VST's. Me explica?
R: VST's nada mais são que softwares que simulam instrumentos de verdade, instrumentos virtuais. Tem para os mais diversos instrumentos: violão, guitarra, orquestra, baixo, e é claro, para bateria. Eu mesmo tenho uma coleção imensa aqui em casa, hehehe. Para trabalhar com ele é necessário um programa multipista, ou seja, o VST será aberto através do programa multipista. O som que ouviremos no final das contas sairá do VST que está sendo usado. A brincadeira que eu faço bastante aqui é pegar um áudio midi de uma levada de bateria (que seria os sinais que mandaríamos para o PC através dos pads/módulo) e aplicar o VST. Os resultados são surpreendentes.
São várias opções tanto de multipistas quanto de VST's. Para bateria, o que eu estou usando no momento é o time Sonar 6 LE (multipista) e o Ezdrummer (VST). Para mais detalhes, é só fazer uma busca por ezdrummer no Youtube que já vai dar para achar muita coisa legal.

6- Então é somente utilizar o conjunto piezo + módulo + VST e posso sair brincando?
R: Basicamente isso. Porém é importante se atentar na qualidade do conversor A/D do módulo, que precisa entender a intensidade do sinal e converter na informação MIDI correspondente. Ou seja, o principal responsável pela qualidade de resposta à dinâmica (intensidade) é o módulo, não o trigger. No entanto, se o trigger for meio "surdo", o modulo vai ter dificuldade em registrar o sinal analógico pra converter. Por outro lado, se o trigger for altamente sensível, haverá alto risco de disparos falsos. Um bom trigger facilita muito os ajustes no módulo.

4 comentários:

  1. Bateria Eletrônica Profissional Ion Omied12.Quero comprar essa batera,mas como sou leigo em bateria eletronica queria sua opiniao,se vc conhece e se vira compra msm.E a mais em conta que achei,Vlw.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago! Cara, sou bem leigo em bateria eletrônica, eu estava querendo montar uma bateria eletrônica caseira para mim somente para brincar mesmo, mas não manjo muito de modelos. Porém posso te indicar uma excelente fonte de pesquisa que é o Fórum Cifra Club, na parte de bateria (tem o link ali na lista de links). Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de saber como você ligou o modulo no computador, sei que você ligou atraves do cabo midi/usb, porém comprei um que veio com o Prelude 32 e 64 fiz a instação liguei no modulo ALESIS DM-5 ao meu note...e nada. As luzes do cabo não piscam. Existe alguma "manha"? Ligar o MIDI out no cabo in..etc, etc. Notei tambem que não tem delay, como solucionar. Valeu!! Fabio

    ResponderExcluir
  4. Fabio
    E aí cara! O esquema de ligação do módulo é:

    Midi In cabo > Midi Out Módulo
    Midi Out cabo > Midi In Módulo
    USB > PC

    Dependendo do cabo, ele já deverá acender a luz (o meu cabo Alesis acende). Daí é ligar o módulo, configurar o multipista, adicionar o vst, e por aí vai. Esses passos pretendo documentar em vídeo, muito em breve. Valeu!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog